Os veleiros “Xcape”, com o patrão Luís Quintino Duarte e “Bohéme 37”, com o skipper Jacques Dupéron foram os vencedores, respectivamente nas classes ORC e OPEN, da Regata Comemorativa do 24.º Aniversário da Marina da Horta, prova de vela de cruzeiro que decorreu na tarde de quinta-feira, 3 de Junho, no canal das ilhas Faial/Pico.
Desenvolvendo-se numa extensão de 12,4 milhas náuticas, a competição foi cumprida em 2 horas 13 minutos e 29 segundos pelo “Xcape” e em 2 horas 24 minutos e 59 segundos pelo “Bohéme 37” (tempos reais), tendo, no final, dois iates ficado fora da classificação por não conseguirem terminar o percurso dentro do tempo limite de 3 horas e 30 minutos previsto nas instruções de regata.
Nos lugares de pódio da classe ORC ficaram os veleiros “Boreas”, de Luís Paulo Morais e “Mariazinha”, de Manuel Nunes, enquanto na classe OPEN as segunda e terceira posições foram ocupadas pelo “Soraya”, do patrão Frederico Rodrigues e pelo “Ilha da Ventura”, do skipper Carlos Garcia.
No total estavam inscritos para esta Regata Comemorativa do 24.º Aniversário da Marina da Horta 11 embarcações mas somente nove se fizeram ao mar tendo apenas sete conseguido terminar a prova, que se desenvolveu sob boas condições de mar e com vento a soprar da direcção oeste/sudoeste e força de 15 nós.
Esta regata, destinada a assinalar os 24 anos sobre a inauguração da Marina da Horta – que está em funcionamento desde 3 de Junho de 1986 – foi organizada conjuntamente pela Administração dos Portos do Triângulo e do Grupo Ocidental (APTO), S.A. e pelo Clube Naval da Horta e faz parte do campeonato da ilha do Faial da modalidade de vela de cruzeiro.
A Marina da Horta, entretanto ampliada em 2001/2002, tem actualmente 300 postos de amarração, mas em dia de aniversário via a sua capacidade completamente saturada, verificando-se a presença, ao longo de toda a última semana, de cerca de duas dezenas de embarcações ancoradas no interior da baía faialense, por falta de espaço para acostagem nos pontões e fingers do porto de recreio náutico local.
Desde 1986 e até 2009 a Marina da Horta registou a entrada de um total de 25.826 embarcações (só o ano passado foram 1300, novo recorde da infra-estrutura), as quais transportaram 96.128 tripulantes. No corrente ano e até 3 de Junho haviam escalado a mítica Marina da cidade da Horta 486 embarcações de recreio.
Voltar para Eventos Desportivos |